Escola Paulista de Medicina
Postgraduate Program in Otorhinolaryngology

Projetos de Pesquisa

imagem celular de carcinomaO Programa de Pós-Graduação em Otorrinolaringologia promove desde 1979 desenvolvimento de estudos clínicos associados à pesquisa básica. Assim, os ensaios clínicos que possam avaliar a aplicabilidade de novos recursos diagnósticos e terapêuticos são tão importantes quanto à contribuição na geração de novos conhecimentos básicos.

 

 

 

Alterações comportamentais, intelectuais e escolares nos distúrbios respiratórios do sono em crianças

Avalia possíveis déficits de atenção, de nível intelectual, de comportamento e audiovestibulares em crianças com ronco noturno e/ou apnéia obstrutiva do sono, que possam justificar a repetência escolar destas crianças respiradoras bucais. A Correção destes distúrbios e seu impacto no aprendizado

Ano: 2000

Aspectos audiológicos, psicoacústicos e psicológicos do paciente com zumbido

Apesar do zumbido ser um problema que atinge uma parcela significativa da população o diagnóstico e tratamento do zumbido continua sendo uma desafio para os profissionais da saúde. Ainda é incerta a influência do grau de perda auditiva na gravidade do zumbido. A forma de um individuo lidar com sua doença esta relacionada a multiplos fatores, como gravidade da doença, sua historia de vida, habitos e principalmente a personalidade. Este estudo visa aprofundar o conhecimento dos aspectos associados com aparecimento, percepção ,manutenção e incomodo do zumbido. o objetivo deste estudo é avaliar a presença, frequência e intensidade do zumbido por exames audiométricos e escalas de percepção do zumbido pelo paciente. Avaliar as características de personalidade e dinâmica psiquica da amostra. Avaliar a presença de sintomatologia depressiva e ansiosa. Investigar a presença de sintomas de transtorno obsessivo-compulsivo. Avaliar a adaptação do paciente ao zumbido e ao incomodo deste em sua vida.

Ano: 2010

Aspectos genéticos das afecções nasossinusais

As doenças nasossinusais apresentam etiologia multifatorial, com importante participação dos fatores genéticos. Alterações na sequência genética, na expressão gênica e em sua regulação podem influenciar a gênese e desenvolvimento da doença, assim como evolução clínica e resposta ao tratamento. Além disso, diversas novas tecnologias tem sido desenvolvidas para o estudo da genômica e transcriptômica. O objetivo deste projeto de pesquisa é de estudar os possíveis papeis que as alterações genéticas possam desempenhar nas doenças nasossinusais.

Ano: 2013

Avaliação da ósseointegração de implantes

Estudo em animais identificando ósteointegração de enxertos verificando a biocompatibilidade, propriedades mecânicas, alterações morfológicas, procurando avaliar materiais com fins de reparação óssea em tecidos irradiados e em tecidos normais para aplicação em pacientes mutilados ou que necessitem de prótese implantáveis.

Ano: 2006

Avaliação do equilibrio corporal e qualidade de vida em vestibulopatas

Este projeto aborda o estudo dos vários métodos de avaliação do equilíbrio corporal, incluindo as avaliações postural, posturográfica e do equilíbrio funcional de pacientes com vestibulopatias e do impacto das manifestações vestibulares na qualidade de vida do paciente vestibulopata.

Ano: 2005

Avaliação estrutural das vias aéreas superiores nos distúrbios do sono

Os distúrbios respiratórios do sono (DRS) têm grande importância na prática clínica otorrinolaringológica. Diversas alterações do exame físico geral e otorrinolaringológico têm sido associadas à presença dos DRS. Objetivo: Fazer uma análise descritiva das características do exame físico cérvico-orofacial, sintomas de sono e vias aéreas superiores e dados polissonográficos.

Ano: 2002

Avaliação multidisciplinar do respirador bucal

Estudar todos os aspectos (multidisciplinar) relacionados à sindrome da respiração oral, incluindo etiologia, epidemiologia, tratamento e prevenção. Avaliação de atuação odontológica no crescimento facial e respiração.

Ano: 2000

Combinação de cisplatina e laser no tratamento de câncer de cabeça e pescoço

aprimoramento de uma nova técnica minimamente invasiva para tratamento de tumores no Brasil. A termoablação de tumores malignos por meio de laser de Nd:YAG continua se expandindo em uma especialidade multidisciplinar atualmente denominada "Iaser-induction thermal therapy" (LlTT), ou laser indução de terapia térmica. Nesta modalidade terapêutica minimamente invasiva procedimentos endoscópicos de recanalização têm sido de grande valia nos processos paliativos de desobstrução de cânceres avançados da região da cabeça e pescoço, e trato gastrointestinal, e traqueobrônquico. Durante estes procedimentos de desobstrução observa-se níveis máximos de energia na área central do tumor, ao passo que as margens são tratadas com níveis sub-terapêuticos, ou seja, não ideal predispondo assim às recidivas locais. Estudos experimentais e clínicos realizados pelo nosso grupo demonstraram que quimioterápicos convencionais combinados com o laser produzem um controle mais eficaz da doença do que o uso do laser apenas. A proposta deste projeto temático tem como metas introduzir LlTTI no Brasil, bem como aprimorar o tratamento nas margens tumorais em pacientes com câncer recidivados/avançados de cabeça e pescoço combinando injeções locais de cisplatina seguido de termoablação tumoral por LlTT. O objetivo deste projeto de pesquisa é demonstrar que este tratamento inovador não é tóxico, melhora a qualidade de vida dos pacientes e é eficaz.

Ano: 2010

Complicações das otites médias

As complicações graves e potencialmente letais das otites médias continuam ocorrendo principalment em adultos jóvens. Avaliamos as possiveis complicações, seus fatores de risco e intervenções terapêuticas visando minimizar possíveis sequelas e óbitos.

Ano: 2002

Disfunção sensorial e neural do VIII Par Craniano

Investigar os distúrbios auditivos através da avaliação dos candidatos passíveis de reabilitação através de próteses implantáveis e a respectiva medida dos resultados obtidos com esta nova modalidade de tratamento. Outros tratamentos clínicos de doenças com perdas auditivas progressivas neurossensoriais também são investigados.

Ano: 2010

Disfunções do nervo facial

Estudo clínico e esperimental dos vários aspectos da paralisia facial periférica e suas implicações na qualidade de vida dos individuos portadores. Avaliando fatores clinicos, etiológicos, epidemiológicos bem como os aspectos da degeneração e regeneração do nervo facial, em seres humanos e cobaias.

Ano: 2002

Disfunções osteomucosas do osso temporal

Identificar os principais achados através de exames de imagem (tomografia e ressonância) nas osteodistrofias e avaliar a utilidade destes exames como método diagnóstico e indicador terapêutico dessa osteodistrofia, bem como avaliar a eficácia terapêutica com uso de medicações (Alendronato e Fluor). Estudo prospectivo multicêntrico.

Ano: 2004

Distúrbios da mobilidade laríngea nas afecções neurológicas: diagnóstico e tratamento

A elaboração de instrumentos especializados para o diagnóstico, prognóstico e tratamento, como protocolos e testes, que possam contribuir para a avaliação e acompanhamento dos pacientes com alterações neurológicas que repercutem na função laríngea e possam ser incorporados à prática clínica, é finalidade principal projeto. Equipamentos: Nasofibrolaringoscópio, aparelho de estroboscopia, fonte de luz, . Eletromiógrafo Nihon Kohden, dois canais. Computador, microfone unidirecional.

Ano: 2010

Distúrbios do sono

Nosso objetivo é pesquisar as alterações relativas ao ronco primário, síndrome da resistência das vias aéreas superiores, e apnéia obstrutiva do sono. Enfatizamos a investigação das possíveis causas (obstrutivas ou funcionais), testamos ferramentas de diagnóstico, avaliando as seqüelas e repercussões e experimentamos novos métodos de tratamento clínico e cirúrgico, e reabilitação. Para isso, a equipe de trabalho é constituída por profissionais de vários setores e disciplinas incluindo otorrinolaringologistas, clínicos, profissionais do sono, psicólogos, entre outros.  Equipamentos Tele-Nasofibroscópio Polissonografia (Laboratório do Sono) Softwares e programas específicos para avaliação cognitiva (aprendizado, memória, atenção) Rinomanometria acústica Material cirúrgico específico

Ano: 2010

Efeitos do tratamento das neoplasias do trato aerodigestivo superior

O objetivo do projeto é identificar, quantificar, amenizar e reabilitar as consequências do tratamento, quer seja cirúrgico, quimioterápico ou radioterápico nos pacientes portadores de neoplasias epiteliais do trato aérodigestivo superior.

Ano: 2006

Fisiopatologia das infecções recorrentes da faringe

Estudo dos aspectos relacionados as infecções bacterianas da faringe, incluindo epidemiologia, microbiota, fatores de suceptibilidade, prevenção e tratamento.

Ano: 1996

Informática no ensino e treinamento em otorrinolaringologia e cirurgia de cabeça e pescoço

É bem sabido que nos últimos anos, a informatização tem trazido mudanças nos métodos de ensino no mundo todo, em todas as áreas de atuação, inclusive na medicina. O objetivo deste projeto é através da informática, elaborar ferramentas que auxiliem e complementem o ensino e informação nas áreas de ORL-CCP, que possam ser direcionadas tanto para o público leigo, quanto aos alunos de graduação, do programa de residência médica/treinamento, docente/reciclagem, através de sites interativos informativos, de auto-exame, de diagnóstico, e de programas específicos de discussão de casos e cirurgia virtual. Equipamentos: Computadores Internet Softwares, programas, e sites criados para serem direcionados para públicos distintos Modelo anatômico virtual desenvolvido pelos próprios pesquisadores que possibilite a realização de procedimentos clínicos e cirúrgicos

Ano: 2010

Marcadores e distúrbios inflamatórios da mucosa digestiva respiratória alta

Estudos clínicos, laboratoriais, estudando a resposta imunológica, inflamatória e o estresse oxidativo comparando respostas sistêmicas com a resposta de vias aéreas e de biologia molecular visando elucidar mecanismos fisiopatológicos e incrementar condutas terapêuticas nas doenças inflamatórias da mucosa digestiva respiratória alta, assim como o estudo dos parâmetros acima citados em atletas amadores submetidos a esforços exaustivos.

Ano: 2010

Marcadores precoces das lesões cancerizáveis da boca

Busca encontrar marcadores clínicos ou laboratoriais preditivos de transformação maligna de lesões bucais cancerizáveis, como leucoplasia e eritroplasia.

Ano: 2003

Polissonografia nos distúrbios do sono

Análise e avaliação do exame polissonográfico em seres humanos para avaliação de padrões de normalidades e suas alterações. Tem por objetivo correlacionar sintomas clinicos, achados de exame físico com achados polissonográficos, no sono normal e nos distúrbios do sono

Ano: 2006

Perda auditiva neurossensorial

A perda auditiva neurossensorial é um sintoma que promove déficits incapacitantes cujo diagnóstico e evolução continuam sendo um grande desafio. Propõe-se pesquisar a etiologia através de exames clínicos, de imagem e laboratoriais bem como acompanhar a evolução auditiva e possíveis fatores que interferem na recuperação dos limiares auditivos pós tratamento com corticosteróides

Ano: 2003

Otoproteção experimental

Modelos experimentais em animais para estudo de drogas otoprotetoras.

Ano: 2004

Obstrução nasal em criança

Estudo dos processos obstrutivos nasais em crianças, incluindo aspectos relacionados a fisiopatologia, prevenção e tratamento.

Ano: 2006

Novas abordagens terapêuticas nas epistaxes

O tratamento da epistaxe grave é sempre desafiador, com taxas de insucesso consideráveis no tratamento clínico, além da dificuldade inerente aos procedimentos cirúrgicos. O intuito deste projeto de pesquisa é de investigar novas tecnologias, protocolos clínicos e técnicas para o tratamento desta afecção

Ano: 2013

Nariz e cavidades paranasais nos distúrbios respiratórios

A respiração é uma das funções primordiais do nariz, e sua percepção pelo paciente pode ser influenciada por diversos fatores anatômicos e funcionais. A avaliação da respiração envolve aspectos subjetivos e objetivos, e atualmente dispomos de diversas técnicas para sua mensuração. O objetivo deste projeto de pesquisa é avaliar o impacto do nariz e cavidades paranasais nos distúrbios respiratórios utilizando as diversas ferramentas disponíveis, como rinometria, rinomanometria, pico de fluxo inspiratório nasal e exames de imagem.Avaliação do CPAP nas vias aéreas superiores com doença.

Ano: 2006

Modelo virtual para ensino e treinamento em cirurgias das vias aérodigestivas superiores

Desenvolvimento de um modelo virtual 3D para o ensino e treinamento em cirurgias das vias aérodigestivas superiores e tonsilectomias

Ano: 2009

Mecanismos fisopatológicos, métodos diagnóstico e tratamento das afecções da glândula tireóide

Estudar os mecanimos fisiopatológicos envolvidos no desenvolvimento das doenças e os métodos diagnóstico e o tratamento das afecções benignas e malignas da glândula tireoide.

Ano: 1992

Mecanismos fisiopatológicos, métodos diagnóstico e tratamento das afecções das paratireoides

Estudar os mecanismos fisiopatológicos e os métodos de diagnóstico no hiperparatireoidismo primário e secundário e avaliar as diversas formas de tratamento cirúrgico.

Ano: 1987

Surdez geneticamente determinada

Mapeamento genético de perda auditiva sensorial de expressão clínica variável.

Ano: 2006

Seio esfenoidal e suas relações com os septos e artéria carótida interna em tomografia computadorizada

Os seios efenoidais apresentam septos que podem ser fator de confusão durante a realização de cirurgia transefenoidal, pois apresentam grande variabilidade de posição e conformação. Há ainda frequente e subestimada proximidade desses septos com a ACI, chegando à inserção direta nas proeminências carotídeas paraselares e/ou paraclivais em 87% dos casos, o que pode levar a intercorrências operatórias se tal fato for negligenciado. O objetivo do estudo é avaliar o desenvolvimento do seio esfenoidal em diferentes idades e avaliar as caracteristicas dos septos dos seios esfenoidais, demonstrando suas relações com a artéria cartótida interna em 50 tomografias computadorizadas com cortes finos da base do crânio realizadas no Hospital São Paulo.

Ano: 2012

Resultados dos diversos tipos de tratamento dos distúrbios respiratórios do sono

Avaliar o resultado dos diversos tratamentos (clinico e cirurgico) dos disturbios respiratorios do sono com especial atenção para os dismorfismos cranio-faciais e alteração da via aérea superior em pacientes com Síndrome da Apnéia Obstrutiva do Sono (SAOS).

Ano: 2002

Resposta imunológica sistêmica das vias aéreas superiores

Estabelecer a relação entre a produção de citocinas e a resposta imune nas diferentes afecções das vias aéreas superiores bem como em individuos sadios submetidos a estresse.

Ano: 2010

Reabilitação dos déficits provocados pela surdez e tontura

Estuda as indicações e eficácia de métodos para a reabilitação de perdas auditivas neurosensoriais e de distúrbios do equilíbrio corporal de origem vestibular. Utilização de prótese e órteses implantáveis no osso temporal que possibilitem reabilitação da audição. Estudo dos diversos procedimentos envolvidos no tratamento de distúrbios vestibulares agudos ou crônicos, periféricos ou centrais, por meio da estimulação dos sistemas vestibular, visual e proprioceptivo, utilizando-se de programas de exercícios físicos específicos com e sem ajuda de aparelhos eletrônicos, no solo ou no meio aquático, de realidade virtual.

Ano: 2010

Reabilitação do Equilibrio Corporal

Este projeto inclui o estudo dos diversos procedimentos envolvidos no tratamento de distúrbios vestibulares agudos ou crônicos, periféricos ou centrais, por meio da estimulação dos sistemas vestibular, visual e proprioceptivo, utilizando-se de programas de exercícios físicos específicos com e sem ajuda de aparelhos eletrônicos, no solo ou no meio aquático, de realidade virtual e/ou estimulação eletro-táctil da língua.

Ano: 2005

Reabilitação Com Implantes Biocompatíveis

Pesquisar a reabilitação com o uso de materiais biocompatíveis implantáveis em animais e humanos

Ano: 2002

Próteses e Órteses Implantáveis No Osso Temporal

A perda auditiva neurossensorial tem se mostrado um grande desafio par a otologia no século XXI. Como as células sensoriais da cóclea, responsáveis pela transdução acústico-elétrica, não tem capacidade regenerativa, a reabilitação da sua perda pode ser obtida com amplificação acústica, nas lesões parciais, ou, estimulação elétrica nas lesões severas ou totais. Neste campo as prótese implantáveis podem ser uma opção terapêutica em vários casos. Já existem disponíveis equipamentos implantáveis para estimulação acústica das células sensoriais remanescentes,e, também, equipamentos habilitados à estimulação elétrica das vias auditivas centrais. Essa linha de pesquisa é voltada à padronização das indicações desses equipamentos, na avaliação dos resultados obtidos, e, na pesquisa dos resultados obtidos. Esses dados permitirão, alem da análise dos aspectos médicos, o aperfeiçoamento das técnicas cirúrgicas e capacitação eletrônica dos aparelhos.

Ano: 2005

Tratamento Cirurgico da Hidrocefalia Obstrutiva: Comparação do Impacto Econômico e Resultado Clinico de Duas Técnicas Cirúrgica

O tratamento dos pacientes que apresentam hidrocefalia representa uma grande parcela dos procedimentos cirurgicos e dias de internação nos centros de referência em neurocirurgia. A hidrocefalia é uma doença de alta incidência observada em 3,16/1000 nascidos vivos. Acrescenta-se que os pacientes hidrocefálicos frequentemente necessitam de multiplos procedimentos cirúrgicos para revisão dos sistemas de derivação liquorica e tratamento de suas complicações. Atualmente há duas técnicas cirúrgicas disponíveis para o tratamento dos casos de hidrocefalia obstrutiva, o implante de sistema de derivação ventriculo-peritonial (DVP) e a terceiroventriculostomia endoscópica (TVI). O presente estudo pretende avaliar os custos do tratamento dos pacientes com hidrocefalia obstrutiva comparando o custo por paciente e resultadado clinico daqueles tratados inicialmente por meio de TVE, com o custo e resultado clinico dos tratados por meio de DVP

Ano: 2012

© 2013 - 2018 Universidade Federal de São Paulo - Unifesp
Rua dos Otonis, 700 - Piso Superior  - Vila Clementino  •  CEP 04025002 - São Paulo - SP - Brasil
+55 11 5576 4848 Ramal 17267   •  ppg.otorrino@unifesp.br

Please publish modules in offcanvas position.